segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Blog MacIntyre em Estudo tem link no site ISME

O blog MacIntyre em Estudo, do Prof. Helder Buenos Aires de Carvalho, teve seu link disponibilizado no site da ISME (International Society of MacIntyrean Enquiry).

Lançado livro sobre Ética das Virtudes

Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI) publicou o capítulo "Ética das Virtudes em Alasdair MacIntyre" no livro Ética das Virtudes, organizado pelo Prof. Dr. João Hobuss (UFPel), pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011 (ISBN 978-85-328-0518-8). Veja o sumário.




Educação e moralidade em Alasdair MacIntyre


Prof. Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI) publicou o capítulo "A paz como uma virtude? Algumas reflexões sobre educação e moralidade na filosofia de Alasdair MacIntyre" no livro Filosofia, ética e educação, organizado por Everaldo Cescon e Paulo César Nodari, publicado pela Editora Paulinas, em 2011. O livro conta também, dentre outros autores, com artigos de Wellistony C. Viana (ICESPI) e Manfredo Araújo de Oliveira (UFC).

Capítulo de livro sobre MacIntyre e Hans Jonas


Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI) publicou o capítulo Responsabilidade como princípio e virtude: Uma reflexão sobre o desafio ético da técnica contemporânea a partir das teorias morais de Hans Jonas e Alasdair MacIntyre no livro Ética para uma civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas, organizado por Robinson dos Santos, Jelson R. de Oliveira e Lourenço Zancanaro, São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2011. p.153-177.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Artigo sobre MacIntyre na revista KÍNESIS (UNESP Marília)

A doutoranda da UFRJ, Flora Rocha Cardoso, publicou o artigo O problema do relativismo na teoria ética de Alasdair MacINTYRE no vol. 3, n.5, 2011, da revista KINESIS (UNESP-Marília). 

Resumo: Este artigo apresenta o conceito de virtude de Alasdair MacIntyre em Depois da Virtude (1981), através de uma análise crítica dos três estágios conceituais do desenvolvimento lógico das virtudes propostos pelo autor (práticas, unidade narrativa da vida humana e tradição), assim como pondera acerca da acusação de relativismo direcionada à sua teoria.