II Seminário sobre Contratualismo Moral e Político – 5 a 7 de novembro de 2013 – UFRRJ
5 a 7 de novembro de 2013
Auditório Paulo Freire
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Seropédica – RJ – Brasil
Comissão Organizadora
Comitê Científico
Palestrantes confirmados
Realização
Call for Papers
Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicação no II Seminário sobre Contratualismo Moral e Político. As apresentações ocorrerão nas sessões das manhãs dos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2013. A titulação mínima exigida para a submissão de trabalho é a de Mestrando.
Prazo final para submissão de trabalhos: 15 de julho de 2013.
Cada comunicação terá duração de
20 minutos, seguidos de mais
10 minutos para debate. O tema da comunicação deverá estar relacionado com a área e autores da filosofia moral e política. Os resumos serão submetidos à aprovação da Comissão Científica do evento. A divulgação dos trabalhos aprovados ocorrerá no site do evento (
http://r1.ufrrj.br/contratualismo) no dia
15 de agosto de 2013.
O interessado deverá enviar o título da comunicação e um resumo de até de 350 palavras para o e-mail contratualismo@gmail.com informando:
1) Nome completo;
2) E-mail;
3) Titulação;
4) Vínculo institucional.
Normas de formatação para o resumo:
- Arquivo no formato .doc
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.
O Seminário
O projeto da filosofia moderna parece estar relacionado com a ideia de uma crise permanente na nossa compreensão do que significa ser um indivíduo e de como valores individuais estão relacionados a normas sociais. Se realmente podemos traçar a emergência da filosofia política moderna a partir da teoria contratualista (Thomas Hobbes, Samuel Pufendorf, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, entre outros), então também precisamos reconhecer que o projeto de um contrato social nasce em crise, diante de uma variedade de paradoxos com os quais ainda nos deparamos.
Se olhamos para a história das diferentes apropriações da noção de contrato social, podemos também identificar como essas apropriações nos fornecem uma moldura na qual podemos encaixar constituições, Estados e sociedades em diferentes estágios de desenvolvimento.
O objetivo do Seminário é estabelecer uma oportunidade para discussões sobre esse tema, envolvendo pesquisadores de diferentes países e instituições em uma colaboração que foca nas manifestações contemporâneas dos temas clássicos do contratualismo moral e político.
Para tanto, o Grupo de Pesquisa Contratualismo Moral e Político (CNPq) pretende organizar o II Seminário sobre Contratualismo Moral e Político, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de 5 a 7 de novembro de 2013, dando continuidade ao primeiro evento de mesmo nome organizado em 2011, mas também ampliando o escopo e alcance do grupo de pesquisa ao convidar pesquisadores estrangeiros para o evento (I Congresso Internacional sobre Contratualismo Moral e Político na Contemporaneidade). Assim, esperamos engajar acadêmicos brasileiros, americanos e noruegueses em um debate sobre assuntos como epistemologia moral, escolha social e individual, metaética, sustentabilidade e bem-estar social, liberdade e igualdade, e imigração.